Área de Interesse

Laboratório de Bioinorgânica e Catálise

Prof. Shirley Nakagaki

ORIENTAÇÕES E CO-ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS OU EM ANDAMENTO

Dissertações de mestrado concluídas

1- HALMA, Matilte. Síntese e caracterização de ferroporfirinas imobilizadas em hidróxidos duplos lamelares: estudo de diferentes estratégias de imobilização e investigação da atividade catalítica. 2004. 93 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Shirley Nakagaki.

2- RAMOS, André Ricardo. Imobilização de metaloporfirinas em vidros porosos tipo vycor, caracterização e estudo da atividade catalítica. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Shirley Nakagaki.

3- CAIUT, José Maurício Almeida. Síntese e caracterização de compostos macrocíclicos do tipo di-benzo-tetraazaanulenos análogos a metaloporfirinas. Investigação da atividade catalítica 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Shirley Nakagaki.

4- KAMINSKI, Renata Cristina Kiatkoski. Síntese, caracterização, imobilização e estudo da ação catalítica de compostos de coordenação de ferro. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Sueli M. Drechsel e Co-orientador: Shirley Nakagaki.

5- GUILHERME, Luciana Rebelo. Síntese , caracterização, imobilização e estudo da ação catalítica de compostos de coordenação de manganês. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF, Orientador: Sueli M. Drechsel e Co-orientador: Shirley Nakagaki.

6- FRIEDERMANN, Geraldo Roberto. Síntese e caracterização química e espectroeletroquímica de compostos macrocíclicos do tipo dibenzo-tetraazaanulenos análogos a metaloporfirinas. 2001. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, (Orientador) .

7- MACHADO, Angelita Maria. Imobilização de metalocomplexos em aluminosilicatos e dicalcogenetos de metais de transição lamelares. Síntese, caracterização físico-química e eletroquímica e investigação da capacidade catalítica. 2000. Dissertação (Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Engenharia PIPE) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF, (Orientador).

8- SACZK, Adelir Aparecida. Imobilização por ligação covalente de metaloporfirinas em silica gel funcionalizada. Caracterização e estudo da atividade catalitica e eletroquímica (dissertação de mestrado iniciada em 08/1998 e concluida em 08/12/2000). 2000. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF, (Orientador)

9- XAVIER, Claudia Regina. Estudo do encapsulamento de metaloporfirinas na zeolita NaY. Caracterização dos produtos e estudo da atividade catalítica. 1998. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF, (Orientador).

Dissertações de mestrado em andamento

1- BAIL, Alesandro. Síntese e caracterização de catalisadores sólidos para reações de esterificação e transesterificação: estudo comparativo de catálise homogênea e heterogênea. (inicio 2006) Mestrado  em Química/ Departamento de Química - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF, (Orientador).

<>

Tese de doutorado concluida

1- FRIEDERMANN, Geraldo Roberto. Caracterização de porfirinas e complexos metálicos derivados por espectro-eletroquímica e estudo sistemático de modulação dos seus potenciais eletroquímicos visando compostos de interesse catalítico (Tese de doutoramento iniciada em outubro de 2001 e concluida em dezembro de 2005). Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná, (Orientador).

Teses de doutorado em andamento

2- HALMA, Matilte.  Síntese e caracterização de metaloporfirinas aniônicas de segunda geração imobilizadas em suportes inorgânicos: estudo de diferentes estratégias de imobilização e investigação da atividade catalítica. Tese de doutoramento iniciada em julho de 2004. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná, (Orientador).

Orientações em iniciação científica em andamento

1- Guilherme Sippel Machado, orientação em andamento. Inicio 2004. Iniciação científica (Química) - Universidade Federal do Paraná,  Bolsista UFPR  (Orientador).

2- Kelly Aparecida Dias de Freitas Castroorientação em andamento. Inicio 2004. Iniciação científica (Química) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Iniciação científica voluntária (Orientador).

3- André Fritzsche Fernandes orientação em andamento. Inicio 2006. Iniciação científica (Química) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Iniciação científica voluntária (Orientador).

4- Bruno Ricardo Costa Ferreira orientação em andamento. Inicio 2006. Iniciação científica (Química) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Iniciação científica voluntária/PET (Orientador).

5-  Vannia Cristina dos Santos, orientação em andamento. Inicio 2006. Iniciação científica (Química) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Iniciação científica voluntária/PET (Orientador).

6- Victor Hugo Rodrigues de Souza , orientação em andamento. Inicio 2006. Iniciação científica (Química) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Iniciação científica voluntária (Orientador).

Instituição